Intercomunicador para Capacete Montagem e Configuração Correta

INTERCOMUNICADOR PARA CAPACETE – COMO FAZER UMA MONTAGEM CORRETA?!

Neste post quero deixar algumas dicas sobre como fazer a montagem e algumas configurações de forma correta do seu intercomunicador para capacete. E aqui vou tentar esclarecer algumas dúvidas frequentes não só de usuários da marca Cellularline Interphone  como de outros fabricantes também.

Ao comprar seu intercomunicador para capacete, seja de qual for o modelo, marca ou fabricante a primeira coisa a fazer é ler o manual! Isso mesmo, devore o manual, nele contem sempre informações importantes e muito relevantes sobre os aparelhos, e muitas das vezes aquela dúvida ou até mesmo aquele “chiado” chato pode ser solucionado com uma simples configuração contida nesse precioso livrinho. No caso dos intercomunicadores para capacete da Cellularline Interphone, existe um Guia Rápido em Português, dentro de todas as embalagens dos produtos e ainda você pode fazer o download do manual completo do seu intercomunicador para capacete Cellularline Interphone diretamente aqui no site oficial!

VEJA ALGUNS MODELOS DE MANUAIS COMPLETOS

como INSTAlar o intercomunicador bluetooth

Está sem dúvida é uma das partes mais importantes que pode determinar o melhor ou até mesmo a pior experiencia com qualquer modelo ou marca de intercomunicador para capacete. Recomendo sempre, antes de montar seu intercomunicador para capacete TESTE FORA DO CAPACETE!

Após entender o funcionamento básico dos botões, liga / desliga e ajuste de volume plugue seu intercomunicador para capacete no “Áudio Kit” ou kit de áudio, fiação seja lá como o manual de cada fabricante trata deste item. Ligue o aparelho e TESTE antes de MONTAR!

Para isso talvez seja necessário aprender a conectar os intercomunicadores e também os conectar ao seu smartphone. Feito isso volto ao ponto, TESTE, conecte um intercomunicador ao outro e teste tudo, ajuste o volume do mínimo ao máximo, veja se os micro falantes estão funcionando 100% , se estão com a mesma clareza de som em ambos os lados, também teste os dois microfones que acompanham seu kit INTERPHONE (Outras Marcas normalmente só fornecem um modelo de microfone), plugue direitinho ao áudio kit e faça os mesmo testes usando os micro falantes. Se possível não deixe de testar o som do rádio FM e também o som de música tocando a partir de uma conexão com seu smartphone. Lembrando tudo isso FORA DO CAPACETE.

 

PRIMEIROS PASSOS – INTERCOMUNICADOR PARA CAPACETE

Aqui na Interphone Brasil, procuramos manter um canal no YouTube segmentado por modelos de produtos, afim de passar informações como essa de forma simples e direta.

Configuração Botões Intercomunicador Bluetooth

HORA DA MONTAGEM

Bom agora que você viu que tudo funciona direitinho, que o som está perfeito em ambos micro falantes e os microfones estão 100%, hora de montar! Na linha de intercomunicadores para capacete Interphone, como disse anteriormente existem dois tipos de microfones, os para capacete aberto e os para capacete fechado. Escolha o que corresponde ao seu capacete na hora de instalar seu microfone.

Diferentes Tipos Microfones Capacete

MONTAGEM MICROFONES CAPACETE – FECHADO

CAPACETE FECHADO – Instale esse microfone sempre na posição horizontal, ou seja, a espuma sempre direcionada para o topo do capacete e o mais próximo da boca possível. Nunca deixe de usar a espuma abafadora ela ajuda e muito na qualidade do som que vai entrar no sistema, caso um dia ela venha a cair, procure assim que possível fixa-la novamente aplicando um pouco de “cola-tudo” de boa qualidade. Nas embalagens dos intercomunicador Interphone está disponível um kit extra com todas as espumas e velcros adicionais.

Os intercomunicadores interphone, já vem de fábrica preparados para o uso nesse tipo de capacete, não precisando ajustar nas configurações o modelo capacete FULL FACE (FECHADO). Nosso sistema está preparado para entender quando existe uma entrada de vento em excesso, o que é normal em alguns modelos de capacetes e pode melhorar o incomodo deste tipo de barulho através do sistema direcional de vento do microfone aumentando de forma automática o volume dos micro falantes.

MONTAGEM MICROFONES CAPACETE – ABERTO

Instalação Micro Fone Capacete Aberto

Capacete Aberto (Modelo Boom) – Este microfone normalmente acompanha todos os modelos de intercomunicadores bluetooth e no caso dos intercomunicadores da interphone, na haste desse modelo tem uma sigla em branco escrito “MIC”, este é o lado que deve ficar virado para a Boca do usuário, do contrário o garupa poderá ouvir claramente o barulho do vento. Outro fator determinante para o uso do intercomunicador em capacetes abertos ou modulares é a configuração correta que alguns modelos permitem fazer no firmware. No caso dos Intercomunicadores Interphone modelos SHAPE / EDGE / LINK / SPORT / TOUR / ACTIVE / CONNECT / AVANT é possível e necessário alterar na configuração do firmware o ajuste para este modelo de capacete.

MONTAGEM MICRO-FALANTES

Istalação Micro Falante Capacete

Outro ponto crucial e que deve ser visto com muita atenção, pois cada montagem deve ser feita de forma muito personalizada e o que pode ser bom para minha percepção pode não ser para a sua, ou seja, ao montar os micro falantes procure deixá-los o mais alinhado possível com “o seu” canal auditivo. Hoje intercomunicadores bluetooth são uma realidade de mercado e os grandes fabricantes de capacete já produzem seus modelos com pré disposição para receber os micros falantes. Essa “Pré Disposição” não quer dizer que o local pré determinado onde será colocado seu micro falante, seja o mais alinhado com seu canal auditivo e isso com certeza pode implicar em algum tipo de redução da percepção de ouvir 100% a qualidade do som. Procure fazer testes até encontrar a melhor posição para os micro falantes, deixando o som o mais similar possível de quando você fez os testes FORA DO CAPACETE.
Alguns modelos de capacete (mais antigos) possuem um forro lateral não removível nesse caso a instalação do micro falante pode ser por sobre a forro ou por dentro do tecido. Em outros casos esse forro possui uma camada de plástico rígido que pode comprometer a qualidade do som. Nesses casos procure um especialista que pode personalizar a montagem ou tente instalar como no caso anterior.
Não se assuste com o áudio kit, são apenas dois micros falantes que deverão ser instalados um em cada lado do capacete, com um conector principal para plugar no intercomunicador e um plug para conectar um dos microfones.

 

ASSITA COMO CONFIGURAR O FIRMWARE PARA O CAPACETE CORRETO

O SUPORTE DE FIXAÇÃO

Nos modelos de intercomunicador para capacete da Interphone SHAPE / EDGE / LINK / SPORT / TOUR / ACTIVE / CONNECT / AVANT é possível fazer a escolha entre dois modelos de fixadores do dispositivo.
O primeiro é o “clipes” onde é possível instalar a central bluetooth sempre posicionada do lado esquerdo do capacete. Em alguns capacetes devido a estrutura justa entre o isopor e o casco, este suporte não é possível ser instalado sendo recomendado o modelo adesivo 3M. Não se esqueça de apertar os parafusos que acompanham este kit.
O segundo é o adesivo 3M. Muito usado na Europa e o mais recomendado por mim. Com ele é possível deixar o modulo central um pouco mais acima possibilitando uma melhor estética e deixando a base do capacete totalmente livre.

cONCLUSÃO

BARULHO DE VENTO – Acredito tanto na teoria como na prática que 96% dos problemas do barulho de vento estão relacionados diretamente na montagem e configuração dos intercomunicadores. Recomendo sempre que a montagem dos intercomunicadores devem ser feitas com extrema precisão e cada ajuste deve ser feito individualmente ou seja, uma montagem de um kit no meu capacete fechado que está perfeito para anatomia da minha cabeça alinhado 100% com meus canais auditivos e com o microfone praticamente colado na minha boca, pode não ficar tão bacana para meu vizinho e talvez ele possa reclamar que não esteja ouvindo perfeitamente ou até mesmo de barulho de vento. Cada montagem deve ser única!

BARULHO DE RUÍDO – Todos os dispositivos de intercomunicadores bluetooth são complexos circuitos eletrônicos com diversos micro componentes soldados a uma placa controlado por um firmware. Esses dispositivos as vezes são elevados ao extremo, velocidade, calor, impacto e até mesmo sequências de comandos sem um conhecimento dos mecanismos de navegação. Isso por algumas vezes pode deflagrar ruídos “normais” que aparecem mais logo se vão, as vezes com um ligar e desligar ou um restar no sistema. Todos os Intercomunicadores Bluetooth da Cellularline Interphone, são rigorosamente testados em laboratórios para assegurar que você receba um produto de altíssima qualidade. No Brasil esses testes são feitos por um dos maiores laboratórios especializado em tecnologia Bluetooth do mundo e homologados pela Agencia Nacional de Telecomunicação – ANATEL. Não deixe de registrar seu interphone para ativar a garantia de um ano e receber notificações sobre atualizações do firmware.